14.6.09

Re(descobrir) o genius loci do mercado do Bolhão


Mercado do Bolhão

A imagem e o som podem ser importantes instrumentos de representação e comunicação porque são capazes de resgatar a história esquecida de muitos dos espaços e dos edifícios identitários da nossa cidade e do nosso modo de ser. Com este trabalho quisemos (re)descobrir a realidade histórica, social e cultural de um espaço emblemático da nossa cidade: o mercado do Bolhão.

Acreditamos que assim estamos a contribuir para restabelecer o diálogo com a história que identifica e caracteriza a nossa cidade, contribuindo para preservar o sentido de pertença dos tripeiros e mostrando como a arquitectura e vivência deste lugar possui um importante significado existencial.

É dada uma nova voz à alma – o genius loci - que este espaço, actualmente degradado e subaproveitado, ainda possui. A fotografia, o vídeo e o desenho foram utilizados simultaneamente com disciplina e imaginação, o que permitiu criar diversas narrativas gráficas e tornar de novo “visível” o espírito que anima este lugar e que está impregnado nos materiais, texturas, cores e luzes da sua arquitectura e nas actividades e gentes que ainda visitam e trabalham neste mercado. Uma forma disciplinada de observar e registar uma realidade social e arquitectónica de um espaço que actualmente é objecto de uma proposta de intervenção e reabilitação urbana.

As imagens jogam com diversas escalas qualitativas e com níveis de abstracção diferenciados, variando de acordo com o perfil do fotógrafo e das características dos espaços. Determinado conjunto de fotografias podem ser lidas como dípticos, porque contrapõem lado a lado diversos olhares sobre o mesmo espaço obrigando o espectador a questionar o conjunto das imagens e a tentar adivinhar as suas Estórias.

Estivemos especialmente atentos à diversidade de factores sociais e arquitectónicos destes espaços, observando de forma crítica a riqueza que lhes assiste, os vários níveis de interacção das pessoas com o espaço e a forma como eles são caracterizados em termos de luz, de detalhes e de vistas.

O mercado do Bolhão é um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto e foi mandado construir pela Câmara Municipal do Porto em 1837. No entanto, só em 1914 o mercado foi transformado no que é hoje pelo arquitecto António Correia da Silva (1880-?). Ocupando todo um quarteirão o Mercado do Bolhão apresenta planta rectangular alongada, com linhas arquitectónicas próximas do neoclássico, aproximando-se do estilo do arquitecto José Marques da Silva (1869-1947).

Curadoria: Pedro Leão Neto
Fotografia: Tiago Casanova e Frederico Campos
Vídeo: Ricardo Gil Pereira, Mafalda Mendonça e Diogo Real
Desenho: Marcos Maia, André Prata, João Gaspar, David Porcher e Mónica Silva


http://web.ccre.arq.up.pt/projectos/show.php?projecto_id=277
http://web.ccre.arq.up.pt/projectos/show.php?projecto_id=279

Sem comentários:

Enviar um comentário