7.6.09

Um "outro olhar" sobre a identidade das 14 Faculdades da U. Porto



Um "outro olhar" sobre a identidade das 14 Faculdades da U. Porto"

O trabalho de fotografia – Um "outro olhar" sobre a identidade das 14 Faculdades da U. Porto – concebido por um grupo de alunos constituído por elementos pertencentes a diversas Faculdades foi pensado de forma a inaugurar em simultâneo com e no E-Learning Café durante o ano lectivo de 2007 / 2008. Este lugar é um espaço universitário que favorece e incentiva diversos tipos de interacção de grupo, de socialização e de estudo, promovendo a troca interdisciplinar de conhecimento e de experiências. A exposição de fotografia pretendeu simbolizar a importância que os estudantes possuem como principais utilizadores daquele novo espaço. Pretendeu-se também mostrar que a Universidade do Porto é composta por uma grande diversidade de lugares e de pessoas e que isso é uma das razões que explica a sua imensa diversidade, riqueza humana e capacidade de trabalho. A localização das fotografias e os formatos que lhe deram suporte foram escolhidos de forma a tirar o melhor partido das características espaciais do E-Learning Café e de ir ao encontro das ideias chave que a exposição pretendia transmitir.
As imagens foram organizadas em dois grandes grupos. Um primeiro grupo, apresenta um olhar mais espacial e iconográfico sobre cada Faculdade. As fotografias recortam no campo visível dos espaços de cada edifício universitário um olhar que capta as suas arquitecturas e os seus lugares.
Existe um significativo interesse e familiaridade relativamente às questões espaciais e as fotografias tentam surpreender o olhar convencional do espectador ao desenharem novas perspectivas sobre os edifícios e os lugares que retratam. A configuração espacial e a linguagem formal dos espaços são comunicados simultaneamente através do olhar concreto, mas também poético da arquitectura.
Isto significa comunicar a arquitectura como objecto construído e também como signo e representação que caracteriza, dá forma e aponta o futuro da U. Porto.

Um segundo grupo, situado no primeiro piso, localizado na sala de Chillout, comunica um olhar mais subjectivo sobre cada um dos espaços das Faculdades. As diversas imagens, dispostas de forma a tirarem proveito da configuração espacial em meia-lua desta sala, criavam um friso panorâmico que procura va desvendar as diferentes perspectivas, experiências e vivências que habitam em cada um desses lugares. Uma visão atenta que capta as diversas coreografias de gestos e situações derivados do experienciar e da vivência desses espaços pelas pessoas que lá trabalham e estudam. O carácter de cada lugar era assim transmitido através de um olhar imagético que abria novas possibilidades no universo do visível, dando força e realidade ao que comummente pode passar despercebido.

CURADORIA: Pedro Leão Neto
FOTOGRAFIAS DE:
Rita Gouveia; Marcos Maia; André Prata;Eduardo Vieira;João Coelho; Frederico Soares; Tiago Casanova


http://web.ccre.arq.up.pt/projectos/show.php?projecto_id=81
http://web.ccre.arq.up.pt/projectos/show.php?projecto_id=85

Sem comentários:

Enviar um comentário