2.6.09

Menção honrosa - Concurso de Fotografia FAUP 2009



Canastros

Tiago Pinheiro Dias, que frequenta o curso de fotografia na ESAP, é o jovem talento ao qual o júri da primeira edição do prémio FAUP de Fotografia de Arquitectura atribuiu uma menção honrosa pelo seu trabalho intitulado "Canastros. O júri era composto pelo fotógrafo Luís Ferreira Alves, pelo arquitecto José Salgado e pela professora Tereza Siza e assessorado por Tiago Casanova, representando a organização.


O conjunto das 6 imagens da série “Canastros” realiza um interessante e duplo trabalho de dialéctica visual. Estou a referir-me, por um lado, ao trabalho subtil de contraposição, em cada uma das 6 imagens, do artefacto caótico e descaracterizado do acrescento, no nível térreo, relativamente à traça vernacular, repleta de carácter que qualifica o canastro, tornada possível devido ao conhecimento popular das técnicas de construção e ao emprego tradicional de matéria-prima da região. Este mesmo exercício de dialéctica visual desenvolvido no interior de cada imagem pode ser detectado em diversos autores de referência como, por exemplo, na célebre fotografia de Shulman: Case Study House #. Se repararmos, na mesma fotografia, Shulman consegue estabelecer um poderoso contraponto visual entre a vista distante de Los Angeles e a representação do interior da casa. Por outro lado, Tiago Dias ao utilizar esta série, repetindo o tipo arquitectónico do canastro em diversas localizações, conseguiu mostrar que existe lugar para a variação neste tipo de estrutura tipológica muito definida. Aqui, a sua ligação ao trabalho de Bernd e Hilla Becheriii, iv sobre a arquitectura industrial Alemã é mesmo muito forte, porque eles também mostram como o mesmo tipo de arquitectura industrial varia conforme o seu contexto geográfico específico.

A narrativa visual de “Canastros” é realmente muito próxima da gramática visual da obra dos Becher caracterizada por um ponto de vista central, pelas vistas neutrais, pelo emprego de um mesmo ângulo de visão directa e pelo carácter metódico (taxonomia da arquitectura industrial vernácula) das suas séries. No entanto, como foi explicado, existe no trabalho de Tiago Dias simultaneamente características muito próprias que fazem com que a sua narrativa visual seja algo mais do que apenas a adopção da visão e do modelo do casal Becher.

Aconselho, vivamente, a todas as pessoas com interesse pela disciplina de fotografia a visitarem a exposição dos 10 trabalhos finalistas do Prémio que está patente no Museu da FAUP. A propriedade dos trabalhos que foram seleccionados entre os noventa e três conjuntos de fotografias entregues são realmente um exemplo de trabalhos em fotografia de qualidade e relacionado com arquitectura.

Sem comentários:

Enviar um comentário